sábado, 4 de dezembro de 2010

Nosso estilo de vida

Salmos 131

As pessoas do nosso tempo, infelizmente, não pensam assim. Vivemos em uma sociedade individualista, onde tudo é motivo para se ganhar dinheiro ou alcançar ainda mais poder.
Nós deveríamos viver como Paulo descreve em I Timóteo 6:6-10 . Ao invés disso, vemos shoppings lotados, baladas disputadas, nossos olhos brilham diante de uma vitrine, pois somos consumistas.
Os homens buscam ganhar sempre, até nas igrejas. A busca por poder ofusca Deus e seus feitos.
Mesmo passando por dificuldades, os homens não aprendem, pois, por mais que esteja enterrado em dividas, ainda buscam manter as aparências.
Paulo na carta aos Filipenses 4:11-12 nos dá uma lição sobre o que é viver bem. E olha que Paulo tinha tudo para ser um homem "bem sucedido", mais largou tudo por amor a obra de Deus e mesmo quando estava preso, ainda assim cantava.
Afinal, somos eternos descontentes, e com tudo. É fácil nos pegar reclamando do tempo, do frio, do calor, do sol quente, da chuva que cai, das roupas, da casa, do carro, enfim, de tudo.
Creio que o segredo é vivermos com otimismo (Filipenses 3:13-14), andar para frente, deixar o passado para trás, viver, buscar alcançar vitória:
  1. Estabelecer um alvo - Paulo traçou como meta a sua salvação, e para isso mudou seu estivo de vida.
  2. Livrar-nos dos pesos - Paulo, depois do seu chamado no caminho de Damasco, largou tudo e começou a seguir os ensinamentos de Jesus.
  3. Pagar o preço - Paulo, depois de assumir este novo estilo de vida, passou de perseguidor a perseguido.
No livro de Josué encontramos um pedaço da história de Calebe (um dos dois que dentre todos que saíram do Egito, chegou a "Terra Prometida") que aos 85 anos, se dizia com a mesma vitalidade de quando era jovem, tinha um alvo a ser alcançado, uma meta de vida - A TERRA PROMETIDA - se livrou dos seus pesos - NÃO TEVE MEDO - pagou o preço - ENFRENTOU OS GIGANTES.
1- SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.
2- Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.
3- Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.